Infiltração
DEFINIÇÃO:  procedimento que consiste em colocar um medicamento dentro da articulação (intra-articular ou ao redor da articulação (periarticular) - como nas tendinites e bursites - para controle da dor,  controle da inflamação e para melhorar a mobilidade articular Os procedimentos podem ou não ser guiados por métodos de imagem.

POSSÍVEIS COMPLICAÇÕES:
  1. Dor local  - comum na hora da inserção da agulha, como ocorre em um coleta de sangue habitual
  2. Hematoma local – pouco frequente
  3. Infecção na articulação infiltrada –  <0,005% dos casos
  4. Rompimento de tendões próximos ao local infiltrado – relato de casos, mais comum em fáscia plantar, tendão de Aquiles e tendão bicipital.
  5. Hipocromia local (mancha branca na pele no local da infiltração) – comum, pode ocorrer tardiamente
  6. Sinovite reacional – calor, vermelhidão, dor e limitação funcional na articulação infiltrada decorrente da medicação, com resolução em até 48 horas - 1 a 6% dos casos
  7. Calor, rubor e sudorese na face e dorso decorrentes da absorção de corticoide – pode ocorrer na hora ou tardiamente

CONTRA-INDICAÇÕESNão existem contra-indicações absolutas à realização do exame.
As contra-indicações  relativas estão relacionadas à inserção da agulha como: doenças que predisponham a sangramentos (uso de anticoagulantes, plaquetopenia) ou condições locais da pele como infecções, edema, fístulas.

Para ser submetido ao procedimento, o paciente precisa ler, entender e assinar o termo de consentimento